"Se fosse meu último dólar, eu o gastaria em Relações Públicas" - Bill Gates

Meu Eu Profissional

Sou Ellis Mara Rezende, mineira, Relações Públicas e apaixonada pela vida.

Nasci em Cambuí - MG onde morei até terminar o colegial. Com 18 anos me mudei para Campinas para cursar a faculdade.

Me formei em Relações Públicas, pelo PROUNI, na PUC-Campinas em 2008.

Meu primeiro emprego foi como balconista de uma padaria de supermercado aos 13 anos.

Já com a idade certa e com registro em carteira, trabalhei por dois anos como balconista em uma papelaria. Neste emprego  tive diversas funções: atendimento ao público, caixa, organização de vitrines e prateleiras, contato com fornecedores, compras, participação em feiras e eventos e, confesso, me diverti muito. :)

Mesmo ainda jovem, aprendi muito nesses dois empregos e trago lições comigo até hoje. Aprendi a vender, a comprar, a tratar bem qualquer tipo de pessoa, a ser organizada, a ter sempre um sorriso no rosto, aprendi algumas noções de marketing e de propaganda e principalmente me tornei uma pessoa responsável.

Durante a faculdade me foquei em ter experiências diversas, até para decidir que ramo gostaria de seguir. Participei de vários eventos, cursos, palestras, fóruns e etc. ora como aluna, ora como membro da comissão organizadora. Ainda no primeiro ano trabalhei com eventos infantis em uma escola de Educação Infantil e também cuidei de muita criança por lá.

Meu primeiro estágio foi durante o segundo ano da faculdade, em uma agência de pesquisa chamada Grupo DataStore, foi um tiro certeiro, a experiência com pesquisas me ajudou e me ajuda muito até hoje. Minha principal função era codificar as pesquisas, mas tive a oportunidade de aprender todo o processo desde o briefing até a elaboração de relatórios e análise de dados.

Depois fui estagiar em uma agência de turismo, Valetur, que vendia exclusivamente pacotes para o Rio Quente Resorts. Aqui eu era completamente multiuso (risos): atendia clientes, telefonemas, cuidava da agenda da gerente, vendia, fazia contatos com ex-clientes, era responsável pelo mailing e por criar e disparar e-mails marketing. Fazia promoções, divulgações e participava de eventos.
Foi uma ótima experiência também, o mundo do turismo é envolvente, empolgante e animador. Mas também é exigente, pois convencer o cliente de que aquele seu único produto é melhor do que todas as outras opções do mercado não é nada fácil.

Meu último estágio foi com terceirização de serviços. A Semprealerta Serviços terceirizava limpeza, portaria e segurança. As formas de comunicação eram bastante diferenciadas, eu fazia comunicação para o público interno que era bastante simples e humilde, muitos com pouca escolaridade, e ao mesmo tempo eu me comunicava com clientes e possíveis clientes: as  médias e grandes empresas. Foi então que percebi a grande importância de classificar de forma correta cada público, de conhecer bem os seus públicos e de falar a "língua" deles.

No início de 2008 fui indicada por uma colega da faculdade para trabalhar em uma ONG. Já não era mais um estágio, agora era um emprego. Trabalhar para a Fundação Pensamento Digital foi a experiência mais emocionante e gratificante da minha vida. Você já vai entender o porquê.
Eu era a única integrante da equipe Pensamento Digital que trabalhava no estado de São Paulo, o restante estava em Porto Alegre-RS, e por isso o meu local de trabalho era a Dell Computadores, no departamento de comunicação, onde tive a oportunidade de conhecer de perto todo o trabalho de comunicação de uma grande empresa.
Eu atuava especificamente em dois projetos, o Cidadão Digital - projeto social da Dell que montava escolas de informática em ONGs e o Rede de Cooperação Digital (RCD) que atuava em parceria com diversas empresas privadas e do terceiro setor com captação, recuperação e doação de computadores.

No primeiro projeto minha função era acompanhar e manter a qualidade dos cursos de informática oferecidos pelo Cidadão Digital no estado de São Paulo, além de coordenar o contato entre os padrinhos (funcionários da Dell) e os afilhados (alunos do projeto), fazer a divulgação e aumentar o número de funcionários no projeto. 
Eu fazia visitas mensais às chamadas ETIs, visitava a Brasilândia, o Jardim Colombo, a Comunidade Sâo José e outras. Duas vezes por semestre eu organizava eventos dentro da Dell para promover o encontro entre padrinhos e afilhados. E no final de cada semestre eu organizava e participava das formaturas. Era responsável também pelas Newsletters, Cartazes, Folders, Murais e toda forma de comunicação.

No RCD eu fazia contatos com empresas doadoras, acompanhava a recuperação dos computadores doados e fazia reuniões com as entidades que recebiam os computadores recuperados.

Para os dois projetos eu e minha equipe também ministramos cursos de informática básica, rotinas administrativas, edição de imagens, internet e redes sociais para educadores sociais e professores. Organizamos eventos e palestras. E criamos e monitoramos os perfis dos projetos nas Redes Sociais, como Site, Blog, Facebook, Orkut, Twitter, Picasa e Recursos do Google.

E o que há de emocionante e gratificante nisso? Tudo. É gratificante ver uma sala de cheia de pessoas interessadas no que você tem para passar. É gratificante ver uma sala de informática cheia de alunos usando e aprendendo em computadores que outrora foram considerados velhos. É gratificante ver o sorriso e a alegria de pessoas engajadas em projetos sociais. É emocionante ver o sorriso e muitas vezes os olhos cheios de lágrimas dos alunos que recebem seus diplomas. É emocionante saber que um aluno conseguiu um emprego porque fez um curso de informática. É emocionante e muito gratificante a sensação de ajudar ao próximo.

Em 2009 fui convidada para trabalhar na empresa que foi tema do meu Projeto Experimental de Relações Públicas. Tive a oportunidade de voltar para a casa dos meus pais e de entrar num mundo novo, o fascinante mundo da moda.
Na Minas Brasil fui responsável pelo marketing, fiz planejamento e criação de peças publicitárias e atendi franqueados. Criei um blog de acesso restrito para franqueados e era responsável pela manutenção do mesmo, o resultado foi a melhoria da comunicação e troca de arquivos entre fábrica e lojistas.
Trabalhei também no apoio ao setor de desenvolvimento de produtos com criação de estampas, desenvolvimento de catálogos, organização de desfiles e convenções.

No início de 2011 mergulhei em um novo desafio, trabalhar no dapartamento de marketing de uma Faculdade. Na FAEX - Faculdade de Extrema trabalhamos com comunicação integrada, sendo o coordenador publicitário, uma jornalista e eu relações públicas. Juntos somos responsáveis por tudo que envolve comunicação e marketing, fazemos toda a comunicação com os alunos através de diversos canais, como jornal, TV, rádio, mural, site, e-mail e redes sociais, desenvolvemos toda a campanha do vestibular, desde peças publicitárias até divulgação em empresas e escolas e organizamos todos os eventos internos e externos.

Continuo nadando por aqui e gostando muito de tudo que tenho aprendido, o contato direto com alunos é gratificante e quase sempre o retorno é rápido e positivo.

Em 2011 também iniciei minha pós-graduação em Gestão Estratégica de empresa, pela FAEX.

Além disso, participei voluntariamente do "Ação Global Campinas 2005" e do "Introdução ao Mundo dos Negócios" da Junior Achivement em 2008 e 2009.

Para saber sobre "Meu Eu Pessoal" acesse meu blog  *** Ellis Feliz *** .

Ellis Rezende ;)